Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

PROCESSO DE ANÁLISE DE ARTIGOS DA REVISTA GLOBAL FG

O processo de análise dos artigos funciona da seguinte forma:

(1) Triagem inicial: Os revisores da Revista avaliam o artigo enviado para verificar a adequação as normas de publicação que constam no site. Nesta fase não há rejeição de artigos, os revisores apenas sugerem aos autores adequações no manuscrito conforme os critérios editoriais da revista. Quanto antes o autor atender às exigências, mais rápido será o processo de avaliação.

(2) Pré-análise: o artigo passará pela análise do Corpo Editorial e editores adjuntos. Nesta etapa são analisados alguns requisitos, tais como atendimento ao escopo da revista, originalidade, solidez metodológica e discussão interdisciplinar. Nesta fase, pode ocorrer rejeição de trabalhos. A avaliação é feita sem a identificação dos autores.

(3) Designação: Caso os artigos sejam aprovados na etapa de pré-análise, serão designados aos editores associados da revista. Estes acompanham a avaliação e indicam os pareceristas que devem proceder com a revisão do artigo.

(4) Avaliação: Nesta última etapa, o artigo é avaliado por uma dupla de revisores em método duplo-cego, em alguns casos, segue para o desempate ou segunda rodada. É muito comum que os avaliadores sugiram uma série de adequações, novamente, quanto antes o autor providenciar as alterações, mais rápido é o processo de análise.

Se o artigo for aprovado na etapa 4, ele será aceito para a publicação em volume a ser agendado pela revista.

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS À REVISTA GLOBAL FG

Título do artigo na língua original Times New Roman 18, centralizado (evite o uso de termos metafóricos, abstratos e subjetivos).

Resumo: Apresentar ao leitor os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 250 palavras. Não use siglas nem citações no resumo.

Palavras-chave: insira entre três e cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

O manuscrito deve conter a seguinte ordem de elaboração: Introdução, referencial teórico e revisão bibliográfica, metodologia, análise dos dados, discussão e conclusões.

Introdução

Os artigos devem contemplar introdução (com definição clara dos objetivos do texto), metodologia, análise/discussão dos resultados e conclusões/considerações finais. Considera-se importante mencionar a aprovação por Comitê de Ética para projetos que contemplem metodologias que envolvam quaisquer tipos de interação com seres humanos, como entrevistas e observações. Para submissão do original devem ser omitidos títulos de projetos de pesquisa, de dissertações e teses que possam prejudicar a avaliação cega, bem como agradecimentos e referências/citações a trabalhos do(s) próprio(s) autor(es). Se o artigo for aceito mediante correções, essas informações podem ser inseridas no arquivo corrigido pelos autores. Caso seja aceito direto, as informações podem ser inseridas na etapa de edição do texto.

O texto deve ser formatado em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, cor preto 15% mais clara, justificado. O primeiro parágrafo de cada seção não deve apresentar entrada, conforme este modelo. O tamanho para artigos é de 7 mil a 9 mil palavras, incluindo resumos e referências bibliográficas. As resenhas devem ter até mil e quinhentas palavras e as entrevistas até 5 mil palavras. A revista Global adota as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

  1. artigo de periódico NBR 6022/2018;
  2. resumo NBR 6028/2021;
  3. referências NBR 6023/2018;
  4. citações NBR 10520/2023;
  5. numeração progressiva NBR 6024/2012.

As normas devem ser consultadas caso não seja encontrado no modelo o exemplo necessário.

Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, subsequentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Números de um a dez devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros, títulos/nomes de obras (livros, periódicos, filmes, programas, por exemplo) devem ser marcados em itálico. Apenas a primeira palavra dos títulos, nomes próprios, nomes de disciplinas do conhecimento, eras históricas e outras palavras que têm o uso de letra capital compulsória devem iniciar com letra maiúscula. Exemplo: As meninas, Memórias póstumas de Brás Cubas, Dicionário de Biblioteconomia e Documentação, Engenharia Química, Era Comum, Antiguidade.

As notas de fim devem ser inseridas com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço 1,0, cor preto 15% mais claro, justificado, conforme exemplo[i]. Não devem ser usadas notas de rodapé.

[i] As notas de fim devem ser inseridas com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço 1,0, cor preta 15% mais clara, justificado, deslocamento de 0,25.

Exemplos de citações

Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão corretas e se todas estão na lista de referências. As citações devem ser feitas na língua do artigo. No caso de documentos em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar na referência (tradução nossa). Tipos de citação:

  1. citação indireta no corpo do texto, um autor - (Sobrenome, ano);
  2. citação indireta no corpo do texto, autores e obras distintas - (Sobrenome, ano; Sobrenome, ano);
  3. citação indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra - (Sobrenome; Sobrenome, ano);
  4. citação direta até três linhas - “O presente artigo será encaminhado para a revista Revista Global, publicação científica da Faculdade Global.” (Sobrenome, ano, p. 00);
  5. citação direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso - “O presente artigo será encaminhado para a revista Revista Global, publicação científica da Faculdade Global” (Sobrenome, ano, p. 00, grifo nosso);
  6. citação direta longa (mais de três linhas) deve ser destacada do corpo do texto.

Ilustrações, tabelas e quadros

Devem ser numeradas em algarismos arábicos, sequenciais, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte. A fonte deve ser informada no formato de citação, com a referência completa mencionada na lista de referências.

Utilize a expressão “Dados da pesquisa.” ou “Elaborado pelos autores.”, “Elaborado pelas autoras.” caso sejam originais do manuscrito. Em caso de uso ou adaptação de material de outra fonte, indicá-la em forma de citação e colocar a referência completa na lista de referências ao final do manuscrito.

Note que quadros contêm dados qualitativos e são fechados em todos os seus lados, enquanto tabelas contêm dados numéricos e devem ter as laterais abertas.

Envie tabelas e quadros diagramados como texto (nunca como imagem), para possibilitar a leitura por software leitor e ampliar a acessibilidade. Sugere-se que as imagens sejam descritas: descreva todos os elementos que a compõe de forma sucinta, apresentando elementos que julgar necessário para que uma pessoa com deficiência visual possa compreendê-la. A descrição deverá ser informada logo abaixo da Fonte, como “Descrição da Figura X:”.

Financiamento

Utilizar este espaço para informar agências financiadoras. Para não prejudicar a avaliação cega não informe o número de projeto de pesquisa ou edital de financiamento na submissão do artigo.

Agradecimentos

Utilizar este espaço para agradecimentos a colaboradores não considerados coautores. Para evitar prejuízo à avaliação cega os agradecimentos devem ser preenchidos após o aceite do artigo.

Referências

As referências devem estar em Times 12, espaço simples, cor preto 15% mais claro, com espaço de uma linha entre referências, alinhadas à esquerda, observando a marcação de negrito específica para os exemplos que seguem. Confira com atenção se todas as obras citadas no texto estão referenciadas de forma completa na lista de referências. Apenas obras citadas no texto devem aparecer nas referências e vice-versa.

Exemplos de referências bibliográficas

Livros com 1 autor

AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.

Livros com 2 autores

AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, data.

FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Livros com 3 autores

Dar entrada pelos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, data.

CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective public relations. 6. ed. EnglewoodCliffs: Prentice-Hall, 1985.

Livros com mais de 3 autores

Convém indicar todos os nomes de autores, porém a partir de quatro autores é permitido indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, data.

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.

Livros com organizadores, coordenadores

Utilize a designação (org.), e (coord.) entre outras abreviações que indiquem o tipo de responsabilidade com a obra: (ed.) e (comp.).

ORGANIZADOR ou COORDENADOR, etc. (nota) Título. Local: Editora, data.

MELO, José Marques de (org.). Comunicação comparada: Brasil/Espanha. São Paulo: Loyola, 1990.

Partes de livros com autoria própria

AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.

ESTEINOU MADRID, Javier. As tecnologias de comunicação e a transformação do estado capitalista. In: FADUL, Ana Maria (org.). Novas tecnologias em comunicação. São Paulo: Summus, INTERCOM, 1986.  p. 123-126.

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso

AUTOR. Título. Data. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovação se houver.

AZEVEDO, Martha Alves d’. O Controle externo da informação como forma de dominação. 1980. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Curso de Pós-Graduação em Antropologia, Política e Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1980.

ACCORSSI, Aline. Materializações do pensamento social sobre a pobreza. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Evento no todo

NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título do documento, seguidos dos dados de local: editora, data da publicação.

INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CHEMICAL CHANGES DURING FOOD PROCESSING, 2., 1984, Valencia. Proceedings [...]. Valencia: Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, 1984.

Trabalhos de eventos

AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.

FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBM do Brasil, 1990. p. 10-35.

Artigos de revistas/periódicos

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, cidade de publicação, v. 0, n. 0, p. 0-0, ano.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-533, 2001.

Documentos eletrônicos online

Páginas na web devem ser referenciadas conforme sua tipologia (artigo de jornal, artigo de periódico, etc.). Indique o link de acesso apenas se for fundamental para identificação da obra.

AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: link. Acesso em: dd mês abreviado aaaa.

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtua Books, 2000. Disponível em: http://www.navionegreiro.org.br. Acesso em: 10 jan. 2002.

Redes sociais, fóruns de internet e etc

Os documentos eletrônicos que não se adequam a outros tipos de documento, como redes sociais, devem ser referenciadas como se fossem monografias de acesso eletrônico, ou parte de monografia. Inclua apenas links estáveis em suas referências.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de armazenagem. São Paulo, 11 jan. 2018. Facebook: ABNT Normas Técnicas @ABNTOficial. Disponível em: https://www.facebook.com/ABNTOficial/photos/a.422832704409828/2716298371729905/. Acesso em: 29 jan. 2019.

Artigos de jornais

AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.

CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.

Imagem em movimento (vídeos, filmes, documentários, etc.)

TÍTULO. Responsáveis pela obra em ordem direta, precedidos do tipo de responsabilidade por dois pontos. Ano. Especificação do suporte em unidades físicas (duração em minutos), som, cor, largura em milímetros.

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Dean Young; Edward James Olmos et al. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, 1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color.

LA NOTTE. Direção: Michelangelo Antonioni. Roteiro: Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra. 1961. (122 min), mono, p & b.

Programas de rádio/televisão

TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração.

CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min.

Legislação

JURISDIÇÃO (ou cabeçalho da entidade). Epígrafe, ementa transcrita conforme publicada. Título. Cidade, ano (e/ou edição, volume, número), p. 0-0 (se houver), data de publicação.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula n. 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Diário da Justiça: seção 1, Brasília, ano 82, n. 32, p. 246, 14 fev. 2007.

Demais dúvidas podem ser sanadas através do modelo disponível aqui.

Artigos

Ver template.

Resenhas

Ver template.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.